Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Projeto busca parceiros para garantir desenvolvimento sustentável de quilombolas
Projeto busca parceiros para garantir desenvolvimento sustentável de quilombolas
28/06/2006 16:53:57
por Coordenadoria de Comunicação Social

O Projeto História e Memória: Comunidades Negras Rurais de Poconé, desenvolvido pela Unemat, busca mais do que apenas estudar as comunidades, mas está preocupado em propor ações que garantam a sustentabilidade dos quilombolas no seu local de origem. Nesse sentido, a Unemat procurou a Eletronorte para que apresentar as comunidades rurais e assim propor projetos de desenvolvimento sustentável.

Na semana passada, a coordenadora do Projeto Ações Integradas da Eletronorte, desenvolvido em parceria pelo Ministério das Minas e Energia e também com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR) juntamente com técnicos participou de uma oficina de sensibilização para implantação de uma rádio comunitária para os quilombolas e levantamento para propor projetos de desenvolvimento sustentável.

O coordenador do projeto História e Memória, Antônio Eustáquio de Moura, professor da Unemat, explica que o projeto está entrando na sua fase final com o resgate da identidade cultural das comunidades negras que passam a ter sua história e identidade resgatadas, e que o trabalho no momento busca garantir que essas comunidades se tornem auto sustentáveis. “Daí a nossa preocupação em buscar órgãos para conhecer a realidade dessas comunidades negras de Poconé e assim proporem projetos que possam auxiliar essas comunidades. Estamos fazendo essa ponte”, argumenta.

Na intenção de incluir as comunidades quilombolas de Poconé no projeto Ações Integradas, os técnicos da Eletronorte estiveram visitando as comunidades de Jejum, Zé Alves, Imbé, Figueira, Campina de Pedra.

Lygia Lima – Assessoria Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada